Prof. Dr. Bruno Galvão
Presencial com supervisões on-line
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) de segunda geração, desenvolvida por Aaron Beck, tem como foco a modificação direta de cognições desadaptativas que por consequência causam sofrimento emocional no sujeito. Por meio de combinações de técnicas da TCC, busca-se uma reestruturação cognitiva desta pessoa, ou seja, a modificação de suas crenças disfuncionais ou de um processamento de informações defeituoso, a fim de influenciar a emoção e o comportamento (Hayes, 2016; Lucena-Santos et al., 2015 Beck et al., 1997) aprimorando assim a qualidade de vida do indivíduo. De forma relevante, Beck e Freeman (1990) através de estudos e resultados sugerem a eficácia da TCC e a sua aplicabilidade em praticamente todas as populações clínicas, de diferentes faixas etárias, com a utilização de diferentes settings.
Com o surgimento da terceira onda na TCC, criando assim um novo horizonte de atuação dentro da esfera clínica. Hayes (2016) sugere que a TCC de terceira geração seria uma síntese e reformulação das ondas anteriores, mantendo-se um compromisso com os valores empíricos da tradição comportamental e embasados majoritariamente nos princípios de B.F. Skinner (Lucena-Santos et al., 2015). De forma geral, desenvolve-se uma abordagem empírica, baseada em princípios e contextualista – voltada mais às funções do fenômeno psicológico do que à sua forma. Também sendo caracterizada por focar na construção de repertórios amplos, flexíveis e efetivos para o empoderamento do cliente.
No Brasil, a TCC tem se desenvolvido muito com contribuições e propostas interessantes de pesquisadores e clínicos brasileiros, nas suas mais recentes reformulações e extensões, principalmente com propostas de terceira geração, como a aplicação de mindfulness, terapia de aceitação e compromisso, terapia comportamental dialética dentre outras. Em adição, o surgimento de revistas científicas especializadas que publicam artigos sobre terapia cognitiva como: Revista Brasileira de Terapias Cognitivas e Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva apresentam um marco importante na criação de uma atmosfera pujante e fértil para o crescimento da TCC no Brasil (Melo 2014).
A TCC se tornou um dos modelos psicoterápicos mais aceitos e pesquisados no mundo todo e sugerida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para casos de transtorno de ansiedade e depressivos (Evans-Lacko S aguilar-Gaxiola S, Al Hamzawi et al., 2018). É um modelo complexo, aplicado em contextos diferentes (clínica, hospitais, grupos) além de fazer intersecções com esferas da Neurociência do Comportamento. Logo, torna-se vital a formação de profissionais qualificados para o manejo dessa abordagem e atualizados nas novas esferas e práticas da TCC. Dessa forma, o objetivo do curso de especialização em TCC da Universidade Santa Úrsula é a formação de profissionais com amplo domínio clínico a partir da integração de conhecimentos teórico-práticos, aliados a uma reflexão ética do profissional de saúde. Os graduados em psicologia receberão certificados de Especialista, pois realizarão as cargas de horários de estágio supervisionado clínico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Santa Úrsula.
Formar profissionais com profundo conhecimento da teoria, prática e pesquisas atuais em terapia cognitivo comportamental, além da sua aplicabilidade em diferentes públicos e contextos clínicos e hospitalares, no âmbito individual e em grupo.
Psicólogos e alunos a partir do 8° periodo em psicologia, que possuam outra formação acadêmica.
OBS: Apresentar Declaração de Matricula)
18 Meses / 450hrs
2025
Botafogo
Rua Fernando Ferrari, 75Quinzenal
Sábados, das 8h às 18h18x R$ 720,36
Vagas Limitadas
Critérios para obtenção do título:
Aprovação em todas as disciplinas teórico/práticas, com média mínima de 70% e no Trabalho de Conclusão de Curso e presença mínima de 75% nas aulas ministradas.
OBS:
Alunos e ex-alunos da USU possuem desconto de 20% na mensalidade; devido à natureza autofinanciada do curso, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo para além das mencionadas acima.
Carteira de identidade
Cópia do CPF
Certidão de nascimento ou casamento
Diploma de Graduação ou Curso Superior (frente e verso)
01 foto 3x4 recente.
Histórico de Ensino Superior
Comprovante de residência atualizado
Certidão de reservista (sexo masculino)>
Título de eleitor e comprovante das duas ultimas eleições
Documentação necessária Alunos estrangeiros
Luciane Torres Nunes
(21) 99880-6102 | 2323-2000
Prof. Dr. Bruno Galvão
..
Tel.: (21) 98833-1747
Prof. Ma. Ariadne Fantesia
Tel.: (21)98087-5799
E-mail: [email protected]