Núcleo de Prática Júridica

Núcleo de Prática Júridica

NPJ-USU

O eixo de formação prática, consoante disposto no inciso III do art. 5º da Resolução CNE/CES nº 09/2004, objetiva a integração entre a prática e os conteúdos téoricos desenvolvidos nos demais eixos, especialmente nas atividades relacionadas com o Estágio Supervisionado (prática jurídica), Trabalho de Curso e Atividades Complementares.

Por exigência legal, a prática como componente curricular, deve articular-se com o estágio supervisionado. Este, desenvolvimento nos últimos 4 (quatro) semestres do curso, aliando atividades simuladas e práticas, tem como carga horária 300 (trezentas) horas, atendendo, portanto, o que estabelece a Resolução 09/04.

Na universidade Santa Úrsula, o estágio curricular supervisionado é concebido como um período de estudos práticos e atividades temporárias que serão realizadas no escritório modelo da faculdade, onde se encontra o campo propício para uma postura investigativa, reflexiva, problematizadora e de um super prático.

É por intermédio desse estágio supervisionado que o ensino do Direito sai da sala de aula, para permitir uma interação maior dos estudantes com a população, com as empresas e com os diversos órgãos do Estado. Sendo um grande instrumento de formação do graduando, pois quando atua prestando serviços, solucionando conflitos e ajudando pessoas e comunidade a se desenvolverem, está se enriquecendo com novas experiências. Nesse sentido, incorpora em si características delineadas no perfil desejado por esta instituição.

A articulação entre a prática simulada e o estágio supervisionado, efetivada em um processo de intervenção na realidade, possibilitará o engajamento do aluno no campo profissional, favorecendo e, ao mesmo tempo, resultando a integração ensino-pesquisa-extensão.

Objetivo:

Prestar assistência jurídica gratuita às pessoas físicas mais vulneráveis, que façam jus ao benefício da gratuidade de justiça (geralmente até três salários mínimos).

Funcionamento:

Atendimento e assessoria jurídica gratuitos, através de um agendamento prévio, mediante o cumprimento dos requisitos indicados e apresentação dos documentos necessários.

Horários de funcionamento:

Todas as quartas, das 09h-12h; todas as terças e quintas, das 19h-21h e os seguintes sábados, das 9h às 12hrs: 29 de abril, 06 e 20 de maio e 17 e 24 de junho

Requisitos:

Não ter advogado; não ter processo iniciado.

Documentação necessária:

  • CPF,
  • identidade,
  • comprovante de renda,
  • comprovante de residência e
  • demais documentos relacionados ao caso.

Observações: Informar qual o assunto/tema no momento do agendamento. Trazer os documentos necessários.O atendimento é feito mediante agendamento prévio.

 

Coordenadora :Nathalia Diniz Borges

Endereço: Rua Fernando Ferrari, Nº75 – Botafogo – 4º andar – prédio 1

Contato: E-mail: [email protected] / Telefone: (21) 2323-2000 – Ramal 211