Eu sou usu - Júlio César Soares


Júlio César Soares, 38 anos, é natural de Montes Claros e graduou-se em Jornalismo pela usu em 2017. Ele explica que a escolha por estudar na instituição se deu pela qualidade do ensino da instituição. “Optei por estudar na usu pela facilidade de inserção no ensino superior, além de ter qualidade de ensino muito bom”, destacou.

Hoje, Júlio é proprietário da empresa Ilusional Produções Mágicas, da qual atua como mágico e palestrante em diversos eventos e, é proprietário também, da Mula Truck Center, empresa de segmento de manutenção de caminhões. Ele cita que o conhecimento adquirido durante o curso de Jornalismo foi uma das influências para seu sucesso profissional. “Através do curso, eu melhorei minha postura para ministrar palestras, além de obter subsídios para escrever meus textos e contextualizar os números de mágica inseridos dentro das mesmas. Além da credibilidade que se impõe de forma natural ao constar a graduação no meu currículo”, frisou o jornalista.

Apesar de ter alcançado a tão sonhada conclusão do curso, o mágico relembra com saudade dos bons momentos do período em que estudava. “Minha turma sempre foi muito polêmica, o que torna impossível não se lembrar das contendas de alguns colegas com professores. Mas, muito boas lembranças eu guardo de uma viagem deliciosa à capital mineira onde visitamos alguns veículos de comunicação e nos divertimos muito na noite belo Horizontina”. E completa: “É impossível se esquecer do jeito sério e ao mesmo tempo irreverente do coordenador Elpidio; do empenho em ensinar quase maternal de Ariane; da intelectualidade e do estilo único de Márcia Braga; da truculência de Wendell; das histórias de Maria Fernanda; da menina Andreia, mais nova que muitos de nós, mas que trazia força e seriedade num sorriso angelical. E, por fim, Ana Carolina, que tem consigo a capacidade de ensinar, cobrar e chamar a atenção com a delicadeza de uma Lady. Grandes mestres que levo um pouco da personalidade de cada um deles e muito do que me ensinaram”, explica o empresário.

Ele destaca, também, as maiores dificuldades que teve durante todo o trajeto da graduação. “Sempre tive dois trabalhos. Hoje, tenho uma empresa de manutenção de caminhões e outra no ramo de entretenimento. Durante o curso, eu trabalhava em uma empresa durante 8 horas por dia e desenvolvia meus trabalhos como mágico, além disso, tinha que ser pai e esposo ao mesmo tempo. Sem sombra de dúvidas, a sobrecarga de funções foi o que mais dificultou minha trajetória no curso. O que não afetou em nada o meu desempenho, já que concluí sem nenhuma dependência ou prova final, me colocando como o segundo melhor aluno da minha turma”.

Referente ao mercado de trabalho, Júlio cita os maiores desafios da profissão, principalmente para o recém-formado. “Não atuo como jornalista, uso muito do que aprendi para a execução do meu trabalho como mágico e palestrante. Porém, vejo um leque de possibilidades que não se resumem ao impresso, rádio e TV. O advento da internet abriu um horizonte de novas e inéditas oportunidades, basta ter disposição e criatividade. Quem tem a capacidade de empreender tem um terreno fértil para cultivar um futuro promissor”, frisou.

Ele dá dicas, ainda, de como deve ser o perfil de um estudante para que seja destaque no mercado. “Quem pretende se enveredar por essa área, deve gostar de ler, o que naturalmente promoverá a capacidade de escrever. Haja vista que o jornalista, sobretudo, deve ser um bom escritor. Ainda que não se pretenda atuar em TV ou rádio, creio que ser desinibido contribui, já que é necessário diálogo com fontes e parceiros. Enfim, estamos falando de quem pretende se tornar um comunicólogo”, ressaltou o mágico.

E finalizou destacando seus planos para o futuro profissional. “Pretendo cursar uma pós-graduação em Gestão de Pessoas e me aprofundar no meio corporativo, criando mais palestras, treinamentos e workshops, sempre com a mágica e humor como pano de fundo”, concluiu o empresário.




14/01/2019