Terapia Cognitivo Comportamental

Curso de Especialização

 

Capa do Curso

Terapia Cognitivo Comportamental

coordenador

Prof. Dr. Bruno Galvão

modalidade

Presencial com supervisões on-line

 

Sobre o curso

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) de segunda geração, desenvolvida por Aaron Beck, tem como foco a modificação direta de cognições desadaptativas que por consequência causam sofrimento emocional no sujeito. Por meio de combinações de técnicas da TCC, busca-se uma reestruturação cognitiva desta pessoa, ou seja, a modificação de suas crenças disfuncionais ou de um processamento de informações defeituoso, a fim de influenciar a emoção e o comportamento (Hayes, 2016; Lucena-Santos et al., 2015 Beck et al., 1997) aprimorando assim a qualidade de vida do indivíduo. De forma relevante, Beck e Freeman (1990) através de estudos e resultados sugerem a eficácia da TCC e a sua aplicabilidade em praticamente todas as populações clínicas, de diferentes faixas etárias, com a utilização de diferentes settings.

Com o surgimento da terceira onda na TCC, criando assim um novo horizonte de atuação dentro da esfera clínica. Hayes (2016) sugere que a TCC de terceira geração seria uma síntese e reformulação das ondas anteriores, mantendo-se um compromisso com os valores empíricos da tradição comportamental e embasados majoritariamente nos princípios de B.F. Skinner (Lucena-Santos et al., 2015). De forma geral, desenvolve-se uma abordagem empírica, baseada em princípios e contextualista – voltada mais às funções do fenômeno psicológico do que à sua forma. Também sendo caracterizada por focar na construção de repertórios amplos, flexíveis e efetivos para o empoderamento do cliente.

No Brasil, a TCC tem se desenvolvido muito com contribuições e propostas interessantes de pesquisadores e clínicos brasileiros, nas suas mais recentes reformulações e extensões, principalmente com propostas de terceira geração, como a aplicação de mindfulness, terapia de aceitação e compromisso, terapia comportamental dialética dentre outras. Em adição, o surgimento de revistas científicas especializadas que publicam artigos sobre terapia cognitiva como: Revista Brasileira de Terapias Cognitivas e Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva apresentam um marco importante na criação de uma atmosfera pujante e fértil para o crescimento da TCC no Brasil (Melo 2014).

A TCC se tornou um dos modelos psicoterápicos mais aceitos e pesquisados no mundo todo e sugerida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para casos de transtorno de ansiedade e depressivos (Evans-Lacko S aguilar-Gaxiola S, Al Hamzawi et al., 2018). É um modelo complexo, aplicado em contextos diferentes (clínica, hospitais, grupos) além de fazer intersecções com esferas da Neurociência do Comportamento. Logo, torna-se vital a formação de profissionais qualificados para o manejo dessa abordagem e atualizados nas novas esferas e práticas da TCC. Dessa forma, o objetivo do curso de especialização em TCC da Universidade Santa Úrsula é a formação de profissionais com amplo domínio clínico a partir da integração de conhecimentos teórico-práticos, aliados a uma reflexão ética do profissional de saúde. Os graduados em psicologia receberão certificados de Especialista, pois realizarão as cargas de horários de estágio supervisionado clínico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Santa Úrsula.

Objetivo

Formar profissionais com profundo conhecimento da teoria, prática e pesquisas atuais em terapia cognitivo comportamental, além da sua aplicabilidade em diferentes públicos e contextos clínicos e hospitalares, no âmbito individual e em grupo.

Público Alvo

Psicólogos e alunos a partir do 8° periodo em psicologia, que possuam outra formação acadêmica.
OBS: Apresentar Declaração de Matricula)

Informações gerais

 
Duração

18 Meses / 450hrs

 
Início

Fevereiro de 2024

 
Unidade

Botafogo

Rua Fernando Ferrari, 75
 
Frequência

Quinzenal

Sábados, das 8h às 18h
 
Investimento

18x R$ 720,36
Vagas Limitadas

Critérios para obtenção do título:
Aprovação em todas as disciplinas teórico/práticas, com média mínima de 70% e no Trabalho de Conclusão de Curso e presença mínima de 75% nas aulas ministradas.

OBS:
Alunos e ex-alunos da USU possuem desconto de 20% na mensalidade; devido à natureza autofinanciada do curso, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo para além das mencionadas acima.

Matricula do candidato

  •  

    Carteira de identidade

  •  

    Cópia do CPF

  •  

    Certidão de nascimento ou casamento

  •  

    Diploma de Graduação ou Curso Superior (frente e verso)

  •  

    01 foto 3x4 recente.

  •  

    Histórico de Ensino Superior

  •  

    Comprovante de residência atualizado

  •  

    Certidão de reservista (sexo masculino)>

  •  

    Título de eleitor e comprovante das duas ultimas eleições

     
  • Caso não possua os comprovantes de votação, retirar pela internet no site do TSE o nada consta.
  •  

    Documentação necessária Alunos estrangeiros

     
      • passaporte (Dados pessoais, visto, carimbo de entrada, carimbo de registro do visto, protocolo de registro do visto)
      • certidão de nascimento consularizada e traduzida por tradutor juramentado.
      • cópia comum, acompanhada do original, do diploma ou certificado de conclusão de curso superior consularizado e traduzidos por tradutor juramentato.
      • comprovante de residência.
      • 01 foto 3x4 recente
      • RNE - Registro Nacional de Estrangeiro.
    1. Ao fazer sua inscrição no site, você realiza um pré-cadastro o qual permite a sua identificação no ato da matrícula
    2. Os documentos originais deverão ser digitalizados e escaminhados para o e-mail [email protected]
Núcleo de Pós-graduação
 

Luciane Torres Nunes

 

(21) 99880-6102 | 2323-2000

 

 

Coordenador
 

Prof. Dr. Bruno Galvão

 

..

 

Tel.: (21) 98833-1747

Coordenadora Adjunta
 

Prof. Ma. Ariadne Fantesia

 

Tel.: (21)98087-5799

 

 

E-mail para contato
 

E-mail: [email protected]

Universidade Santa Úrsula Rua Fernando Ferrari, nº 75 Botafogo – Rio Janeiro/RJ