Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Periferias

PPGDESP

PPGDESP

Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Periferias

Duração do curso

24 meses

(4 Períodos)
Periodo de inscrição

02/04 - 23/06/2024

Apresentação

 
   

apresentação

apresentação

Olá, sou a Professora Doutora Maria Geralda De Miranda, coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Periferias (PPGDESP) da Universidade Santa Úrsula (USU). Há mais de 25 anos, atuo como pesquisadora nas áreas de Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas e Economia do Desenvolvimento, com uma formação bastante interdisciplinar.


Sou graduada em Comunicação Social e em Letras Clássicas e Vernáculas. Minhas pesquisas na área do Desenvolvimento Sustentável me levaram a cursar uma graduação em Ciências Econômicas, que está em fase de conclusão. Cursei Doutorado em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF), com ênfase em Estudos Culturais, onde estudei as relações coloniais entre Brasil, Portugal e Angola. Realizei também um Mestrado na mesma instituição, dedicando-me aos Estudos Pós-coloniais.


Participei do Curso de Aperfeiçoamento no Babson Entrepreneurship Program, no Babson College, EUA, e do Curso de Aperfeiçoamento em Study Abroad Program On Environmental Sustainability, pela UIW European Study Center. Realizei Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); em Narrativas Visuais, estudando o cinema em países africanos, na Universidade de Lisboa (UL); e em Estudos Culturais Africanos na Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ).


Ao longo da minha carreira, já orientei mais de 90 trabalhos, entre dissertações e teses. Atualmente, coordeno o Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Periferias (PPGDESP) da Universidade Santa Úrsula (USU).