O corpo docente do Programa de Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Periferias (PPGDESP), é composto por um grupo de professores altamente qualificados e experientes. Nossos professores desempenham um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, sendo responsáveis por transmitir conhecimento, orientar pesquisas e contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
Para conhecer mais sobre os membros do corpo docente do PPGDESP, procur observa as descrições escritas nos cards de cada professor, isso permitira descobrir detalhes sobre suas qualificações, áreas de pesquisa e atuação.
Graduada em Comunicação Social e em Letras Clássicas e Vernáculas. Mestrado e Doutorado no âmbito dos Estudos Culturais na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); em Narrativas Visuais na Universidade de Lisboa (UL) e Estudos Africanos na Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ). Atua na área de Desenvolvimento local, Economia do desenvolvimento, Educação ambiental e Economia criativa. Já orientou mais de 90 trabalhos, entre Iniciação científica, dissertações e teses.
Graduado em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestrado e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas Atua na área de pesquisa relacionada com a Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, com foco em Prospecção tecnológica, Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, relação Universidade Empresa e desenvolvimento local. Atualmente é coordenador de avaliação da área interdisciplinar da CAPES e do Instituto de propriedade Intelectual, INPI.
Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Ciências também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É bolsista de Produtividade.
Graduação em História pela Universidade Gama Filho - UGF com pós-graduação em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e doutorado em Memória Social pela mesma instituição, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris.É pesquisador 2 do CNPq (bolsa de produtividade) e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.
Graduada em design pela Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).Doutora em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. professora da Universidade Santa Úrsula, USU e atua na pesquisa, docência e extensão.
Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ, com Doutorado Sanduíche no Instituto de Urbanismo de Paris, Universidade de Paris XII. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Possui experiência em atividade de Gestão e coordenação de projetos. Desenvolve pesquisas nos temas da Cidade, Patrimônio, Museus, Literatura, Políticas Públicas em Educação, voltadas aos espaços museais e História e Memória nos séculos XIX, XX e XXI. Tem orientado temas voltados para Educação, Direitos Humanos, Ensino e Diversidades, História do Brasil e Patrimônio.
Graduada em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense e em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Odontologia (Odontologia Social - Saúde Coletiva) pela Universidade Federal Fluminense Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Experiência na área de Odontologia e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, saúde bucal, odontologia social, metodologia científica e informação em saúde.
Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Pós-graduação em Psicopedagogia da UERJ. Mestrado e Doutora do em Psicologia Social pelo programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sendo bolsista PDSE durante um ano no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em Portugal. Atua pincipalmente nos seguintes campos: Psicologia e Arte, Psicologia e educação, Psicologia e envelhecimento, escrita acadêmica.
Graduado em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Mestrado em Astronomia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Physique. Université des Sciences de l´Homme (l´;Académie de Bordeaux), ULSHP, França. Doutorado em Ingénierie de l´;Environnement. Université des Sciences de l´Homme (l´Académie de Paris), ULSHP, França. Tem experiência em gestão e em Inovação.
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui pós-doutorado pelo Observatório de Epidemiologia Nutricional da UFRJ, com ênfase em saúde e nutrição no grupo materno-infantil. Doutora em Ciências Nutricionais pela UFRJ, com ênfase em análise nutricional de população, segurança alimentar e nutricional e padrão de consumo alimentar. Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, com ênfase em análise nutricional de população e medidas antropométricas em adolescentes.
Possui graduação em Engenharia Elétrica - ênfase em Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra linear, equações diferenciais, cálculo multivariável e pesquisa operacional. Tem grande interesse no estudo e aplicação de metodologias ativas ao ensino de Matemática e Engenharia.
Graduado em Arquitetura pelo Centro Universitário Augusto Motta. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUM. Possui Especialização em Docência Online: Tutoria em EAD pela mesma instituição. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente no seguinte tema: Autovistoria Predial, Perícia e Assistência Técnica. Especialista em Registros de Patentes, Marcas e Programas de Computador. Organizador de 22 livros na área da arquitetura, engenharia e interdisciplinar.
Doutora e Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT/UFRJ.
Pós-doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT/UFRJ.
Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e em Letras Português-Literatura pela UNESA.
Professora da graduação e da pós-graduação (Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho/MPGTQAC; Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Periferias/PPGDESP) da Universidade Santa Úrsula/USU.
Tenho mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios e educação, com formação em Doutorado em Educação, Mestrado em Engenharia de Produção e especialização em Gestão de Pessoas.
Destaco-me por liderar projetos estratégicos e lecionar em diversas instituições, além de atuar em pesquisas sobre governança educacional e inovação. Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e em Letras Português-Literatura pela UNESA.
Também possuo experiência como consultora e executiva, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de políticas educacionais.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1999), mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2005) e doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/PT (2016).
Atualmente, estar como Presidente do Instituto Mangueira do Futuro (Vila Olímpica da Mangueira), Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Periferia da Universidade Santa Úrsula, Docente da Graduação da Universidade Santa Úrsula.
Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Esporte, Administração Publica, Projetos sociais, Gestão Educacional.
Profissional com sólida formação (pós-doutorados, doutorado, mestrado) em Engenharia, Meio Ambiente e Educação. 18+ anos de experiência em Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, incluindo licenciamento ambiental e gestão de unidades de conservação.
Perito judicial. 20+ anos de docência no ensino superior e técnico em Engenharia, com experiência em coordenação de cursos, tutoria, orientação e avaliação. Editor de revistas científicas e avaliador do MEC.
Busco posições que demandem expertise técnica, gestão e liderança acadêmica.