Sobre o curso
O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Especialização em Clínica Médica I, tem por objetivo desenvolver o raciocínio clínico; ressaltar o imperativo de considerar custo / benefício nas decisões relativas ao diagnóstico e ao tratamento; estimular a prática das ações de prevenção ao alcance do clínico; preparar para a identificação e condução de questões de natureza ética, salientar a necessidade de humanização da prática clínica.
Esses mesmos propósitos norteiam a escolha das disciplinas que constituem o currículo do Curso, de tal maneira que o estudo clínico das principais condições patológicas, selecionadas de acordo com critérios de frequência, gravidade, emergência e prevenção, seja complementado por discussões estimuladoras da aquisição e do desenvolvimento de atitudes e valores que permitam dar dimensão humana e ética ao médico.
Metodologia
São utilizados de preferência, métodos ativos de ensino como estímulo à aprendizagem independente, indispensável à educação médica continuada.
Nesse sentido, o ensino à beira do leito é complementado por prática supervisionada de procedimentos diagnósticos e terapêuticos previamente definidos nos objetivos de cada disciplina, exercícios de diagnóstico, sessões clínicas e anátomo — clínicas, participação em seminários, Clube de Revistas, apresentação e revisão de casos clínicos, discussão em grupo.
Para a parte expositiva, são usados, em maioria, painéis e mesas redondas, para reforço da visão interdisciplinar e do trabalho multiprofissional, multimídia e internet banda larga.
Trajetória do Programa
O Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro é uma Instituição de Ensino Superior, com Faculdades de Medicina, Graduação e de Pós-Graduação, com registros qualificados no Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A inauguração do novo Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia foi no ano de 1852, desenvolvendo desde então, programas acadêmicos de graduação e pós-graduação, em diferentes especializações médico-cirúrgicas.
Atualmente as Enfermarias 4a e 20a de Clínica Médica são dirigidas pelo Professor Milton dos Reis Arantes, chefe do Serviço, desde o ano de 2003. Com formação em Clínica Médica e Gastroenterologia no Brasil, no campo da prática profissional, ensino universitário, e investigação científica, com título de mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ex bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e do Conselho Britânico, nas Universidades de Bristol e Cambridge — Inglaterra.
O programa do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Especialização em Clínica Médica do Serviço de Clínica Médica das 4a e 20a Enfermarias é conduzido por um corpo docente de especialistas, com experiência significativa na prática clínica, mestres dedicados e pesquisadores, com alto nível profissional, ético e moral, garantindo uma formação de qualidade ao profissional de saúde.
TCC
Monografia feita com orientação do professor e avaliada por Banca Examinadora.
Tendo como orientador o Prof. Milton dos Reis Arantes ou docente do Serviço

Público Alvo
Médico outorgado por uma Universidade e/ou Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação.
Para Médicos estrangeiros, a Universidade exigirá diploma e qualificação traduzidos para o idioma português, por tradutor juramentado, selos do Consulado Brasileiro no país de origem e visto de estudante ou Mercosul.
Indicadores de Desempenho
Obrigatoriedade da monografia / trabalho publicado em revista médica indexada, sendo o primeiro autor, ao fim do curso;
Obrigatoriedade de frequência acima de 75%
Participação obrigatória nas enfermarias, ambulatórios e anfiteatro, com discussões durante a avaliação e acompanhamento dos pacientes e apresentação de temas.
Os alunos são avaliados por provas escritas, pontualidade, habilidade prática e interesse nas atividades do curso. A participação em congressos e jornadas com apresentação de trabalhos científicos é considerado fundamental para conclusão do curso. Um dos melhores indicadores de desempenho do curso é o alto índice de aprovação de egressos nas provas de título de Especialista e nos concursos públicos para o provimento de vagas da especialidade.